FASHION & TECHNOLOGY

Não se pode negar que o mundo da tecnologia está obcecado com a moda.
Nos últimos dois anos, a gigante tecnológica Google realizou com o Projeto Jacquard, um sistema de tecnologia de tecelagem que pode transformar a roupa ou qualquer outro tecido em superfícies controladas por gestos.Para mostrar o potencial do projecto, a Google juntou-se à Levi's para desenvolverem um blusão em denim que possui 15 fios condutores na manga esquerda. Uma ligação Bluetooth une o casaco a um smartphone, permitindo que deslize os dedos no tecido inteligente para verificar a hora ou para tocar música. Está previsto chegar às lojas no Outono por cerca de 350 dólares e é o primeiro de muitos produtos que a empresa de tecnologia espera ver integrar com Jacquard.
Embora ainda nos possa parecer estranho, devemos pensar que já consideramos a tecnologia como parte dos nossos corpos de várias maneiras.

A Nike produziu ténis que se encaixam e ajustam ao pé sozinhos. A ideia foi desenvolvida a partir da réplica do sapato Mag usado por Marty McFly em Back to Future Part II. Embora ainda não tenham data para o lançamento ao público, ficamos ansiosos por regressar ao futuro com a Nike.
Também o icónico designer de moda Karl Lagerfeld, director criativo da Chanel, expressou o seu interesse pela tecnologia, apresentando peças parcialmente impressas em 3D e em Fevereiro deste ano a casa de luxo francesa assinou uma parceria estratégica com a "unicorn" Farfetch, para reinventar a experiência de compras de luxo. Os frutos da parceria serão revelados numa das boutiques da Chanel em França no final deste ano. Deste projecto secreto, a Chanel apenas deixou bem claro a seguinte mensagem: "Estamos a falar de uma transformação".
 A Farfetch criou a "Store of the Future", actualmente a funcionar na loja Browns em Londres. Através de uma App, a loja reconhece o cliente quando ele entra e prepara uma selecção das peças de acordo com as preferências anteriores do cliente. Um espelho digital permite-lhe ver a sua lista de desejos e invocar itens em diferentes tamanhos e cores.
Num futuro não muito distante, poderemos até mesmo imprimir em 3D os nossos sapatos ou roupas no conforto de nossa casa, adquirindo os projectos directamente ao designer ou marca.
A tecnologia é provavelmente a maior tendência de moda e asseguro-vos que veio para ficar.

XoXo

A.M

Comments