FASHIONCYCLE
Com a emancipação
da Geração Millennium, a industria da moda
viu-se obrigada a tomar consciência de valores e boas práticas que são absolutamente
essenciais para estes novos consumidores.
Na ultima Met Gala
a super modelo Gisele Bundchen, escreveu no seu Instagram:
"Pronta! Obrigada Versace por trabalhar tão duro para
fazer meu vestido totalmente sustentável. O tecido e forro de seda são 100%
orgânicos e ecologicamente tingidos, as linhas são de algodão 100% orgânico e
tudo é certificado pela organização GOTS."
A sigla é da "Global Organic Textile Standard", uma certificação que estipula os requisitos em toda a cadeia de fornecimento, tanto para a ecologia como para as condições de trabalho na indústria têxtil e de vestuário, utilizando matérias-primas produzidas organicamente.
Esta será uma
tendência que afectará fortemente a industria, uma vez que a divulgação através
de grandes influenciadores tem feito com que actualmente, nós sejamos
consumidores muito bem informados.
A H&M e Zara têm
um projecto de reciclagem de roupas usadas, com contentores de recolha nas
principais lojas em Portugal e no mundo. A verdade menos glamorosa, é que cerca
de 95% das roupas descartadas poderiam ter sido reutilizadas ou recicladas e a
indústria da moda está a usar mais recursos do que o planeta permite.
Apesar das maioria
das roupas serem feitas de material orgânico, o que significa que derivam de
fontes naturais e bio-degradáveis, quando em aterros sanitários carecem do
oxigénio necessário para que os materiais orgânicos se decomponham, assim em
alternativa, decompõe-se por meio da digestão anaeróbica. Um processo que
resulta na emissão de gases de efeito estufa perigosos, que são em grande parte
descontrolados e acabam na atmosfera, acelerando as alterações climáticas.
Os gigantes
mundiais do vestuário, lançam agora colecções de excepcional design mas com uma
mensagem muito para além do aspecto estético. Podemos hoje comprar a "Concious"
da H&M onde toda a coleção é feita de materiais reciclados ou orgânicos, a
"Join Life" da Zara, na qual as peças
são feitas de algodão orgânico (o processo utiliza 90% menos de água que o
tradicional), lã reciclada e Tencel, um tecido feito da celulose da
madeira proveniente de florestas certificadas e responsáveis, reduzindo
assim o impacto ambiental.e recentemente o projecto "Cotton Made in
Africa" da Springfield é
um padrão de sustentabilidade para o algodão africano que apoia agricultores na
África Subsariana, a fim de melhorar as suas condições de vida, a das suas famílias
e proteger a natureza.
Para todos os
apaixonados pela moda, uma industria frequentemente associada a futilidades,
tomar consciência de que existe uma preocupação com o futuro e reconhecer a
importância deste sector na mudança de mentalidade dos consumidores é
fundamental.
Finalmente, uma
mudança está no horizonte e nós vamos provar que não há contradição em amar
roupas bonitas e viver uma vida sustentável.
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