My Diary #13

Outubro é o mês internacional da prevenção do Cancro de Mama.

Prometi num dos meus diários anteriores, que voltaria a falar na herança genética, hoje é esse dia! 
Tal como a bela Angelia Jolie, realizei há um ano, um exame genético. Os genes BRCA1 e BRCA 2 são genes que todos nós temos e cuja função é impedir o surgimento de tumores através da reparação de moléculas de ADN danificadas. Quando um desses genes sofre uma mutação, ficamos mais susceptíveis ao aparecimento de tumores malignos, nomeadamente da mama e ovários. Esta mutação é hereditária, de alta prevalência em Judeus Ashkenazi e o risco é maior para os familiares em primeiro grau.  


Tendo ambas, a minha mãe e a minha tia materna sido afectadas por esta doença e com a informação que sou descendente de Judeus, do lado do avô materno, estavam reunidas as condições para efectuar o rastreio. Lembro-me bem da ansiedade que senti, durante os meses que aguardei a resposta. Ser portadora da mutação, tem implicações para nós e para os descendentes, e essa era uma pesada herança, que eu não queria transmitir à minha primogénita. 
Felizmente o resultado não foi positivo (não existem resultados negativos, são  positivos ou inconclusivos).
Se tem casos na família com este tipo de Cancro, faça o rastreio. A decisão de fazer a cirurgia pode parecer muito radical, mas pode salvar-lhe a vida.
Basta solicitar uma Consulta de Risco Familiar de Cancro da Mama e Ovário, no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa.

Fiquem a salvo!

XoXo
A.M

Comments